Verdades que ninguém nunca te contou sobre a cárie.

A cárie dentária é uma doença infecciosa, que se caracteriza pela destruição localizada nos tecidos dentários formando uma cavidade no dente, considerada extremamente comum, e pode atingir pessoas de qualquer idade. É um problema aparentemente simples, mas que pode evoluir a ponto de gerar complicações, além de muita dor e desconforto. Por isso a importância de se prevenir!

Justamente por isso, vamos falar sobre algumas verdades que ninguém nunca te contou sobre a carie.

  • A cárie uma vez tratada, podem sim ressurgir no mesmo local. No lugar aonde foi retirada a cárie e a colocação do material restaurador, sempre fica uma linha tênue, aonde fica mais fácil a penetração da cárie, surgindo assim as infiltrações.
  • Nem toda cárie provoca dor. Em muitos casos, pontos pretos que vão se transformar em cárie ou ainda pequenas lesões são identificadas durante o check up odontológico sem que a pessoa tenha se queixado de dor. Já quando não tratada por um bom tempo, a cárie vai se intensificando até atingir o nervo do dente e provocar uma dor bastante incômoda.
  • Ficar sem beber água provoca cárie. Essa informação não é muito popularizada, mas é fato que ficar sem beber água pode provocar cáries, porque acontece a desidratação, que reduz a produção de saliva e deixa a boca seca. A saliva ajuda a manter a limpeza da boca, e se ela falta, as bactérias se reproduzem com mais facilidade, o pH da boca se desequilibra e a acidez acontece, provocando as lesões.
  • Cáries podem dificultar a mastigação à medida que a lesão evolui, os dentes são desmineralizados e a cavidade da cárie se expande, alterando o formato dos dentes.

Além disso, com a dor e o inchaço gengival consequentes do processo inflamatório, o dente pode ficar incapacitado de exercer sua função principal, que é triturar os alimentos. Com tudo isso, a ingestão de alimentos e a mastigação ficam prejudicadas.

Mas diante de todas essas complicações causadas pela cárie, nós temos o flúor que é um excelente aliado para contribuir com a prevenção de cáries e saúde bucal, ele faz com que os dentes sejam mais resistentes aos ácidos produzidos pelas bactérias que causam a cárie, da mesma forma ajuda a promover a remineralizarão do esmalte dental em pessoas de todas as idades. É um ingrediente comum em cremes dentais e enxaguantes bucais.

Para melhorar nós podemos recomendar o uso de Enxaguatório bucal com flúor, sem álcool. Indicado como auxiliar na prevenção da formação da cárie dental.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário.

Se tem dúvidas ou queira conhecer o produto mais indicado para você, nos envie uma mensagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.