Manchas nos dentes.

Manchas nos dentes são uma grande preocupação para muitas pessoas, não apenas por motivos estéticos, mas também porque podem indicar problemas bucais sérios. 

Porém, por que as manchas surgem?

A resposta tem a ver com diversos fatores que podem gerar essas manchas, desde bebidas até cigarro, passando pelo uso excessivo de produtos odontológicos, antibióticos e trauma.

Separamos, a seguir, as principais causas do problema:

BEBIDAS E ALIMENTOS: café, chá, refrigerantes à base de cola, suco de uva e vinho tinto possibilitam as manchas nos dentes.

 CIGARRO: a nicotina pode deixar os dentes dos fumantes amarelados;

FLUOROSE o consumo excessivo de flúor nos primeiros anos de vida pode alterar permanentemente a cor do esmalte do dente, deixando-o com pequenas manchas ou com linhas mais esbranquiçadas em determinadas regiões. Isso acontece quando a criança engole a pasta de dente com flúor.

CLOREXIDINA: O uso prolongado pode causar o amarelameto dos dentes.

ESMALTE ENVELHECIDO: com o tempo, o esmalte do dente começa a sofrer desgaste e acaba deixando à mostra a dentina, uma camada mais interna do dente de coloração amarela;

ANTIBIÓTICO: o consumo de antibióticos durante a gestação pode deixar os dentes do bebê com manchas amarelas ou marrons. Isso ocorre principalmente quando a grávida utiliza a tetraciclina por muito tempo.

TRAUMA: depois de um trauma, o dente fica escuro porque o sangue pode se espalhar por estruturas internas do dente;

TRATAMENTO DE CANAL: há a possibilidade de o dente ficar escurecido por conta de hemorragia na hora da retirada da polpa ou pelo contato com alguma substância química no procedimento;

TÁRTARO:  as manchas dessa natureza aparecem quando a placa bacteriana fica endurecida na superfície do dente ou na gengiva, absorvendo marcas com mais facilidade. Deve ser tratado para não se tornar cárie ou gengivite;

CÁRIES: pequenas manchas podem indicar cárie e precisam ser tratadas rapidamente para não comprometer o dente.

Mas calma;

Algumas manchas até são permanentes, mas em sua maioria as manchas causadas pela alimentação ou uso do cigarro é possível de forma simples mudar a aparência dos dentes de volta ao branco.

É possível ter dentes mais claros de forma rápida com um creme dental, os que são conhecidos como pastas abrasivas, é isso mesmo, mas primeiro vamos entender o mecanismo de ação destas pastas.

Elas podem agir de duas formas:

Removendo melhor as manchas aderidas à superfície do dente. Estas pastas possuem partículas mais abrasivas que as das pastas convencionais e por isso conseguem limpar com mais eficiência os pigmentos depositados pelo café, nicotina, suco de uva e outros. Desta forma, dentes manchados superficialmente podem ficar mais claros por estarem mais limpos. Este efeito pode ser conseguido com as pastas convencionais mas demandam mais tempo.

A contra-indicação destas pastas seria a questão da maior abrasividade delas o que aumenta a sensibilidade, e por longos períodos poderia provocar um desgaste maior da superfície dental. Por isso é importante usar de forma equilibrada. 

E o clareamento dental?

O clareamento vai agir no interior do esmalte e dentina, através da liberação de hidrogenio do gel clareador, este quebra os corantes na estrutura dental permitindo um clareamento que pode ser maior de acordo com o período de uso.

O clareamento com produtos realmente de qualidade,o tempo e modo de uso é o fator determinante para o resultado final, principalmente para que o tratamento não cause sensibilidade em excesso.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário.

Se tem dúvidas ou queira conhecer o produto mais indicado para você, nos envie uma mensagem.

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/rdstation-forms/stable/rdstation-forms.min.js new RDStationForms(‘receber-contato-do-vendedor-68416737f133c10fe3b2-html’, ‘UA-131302721-1’).createForm();

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: